OPINIÃO

O Grito de Guerra da Literatura Brasileira

"Nosso manifesto é por mais leitores, mais valorização, mais destaque em livrarias", resume Josy Stoque, também conhecida pelo pseudônimo Josy Tortaro, idealizadora do projeto Semana do Livro Nacional, que terá a primeira edição realizada de 20 a 28 de julho em todo o território nacional.

Satisfatoriamente, as pesquisas apontam que o brasileiro tem lido mais. Anteriormente, a média nacional era de um livro por ano. Em 2012, este número aumentou para 4. Um avanço pequeno, mas que motiva e justifica a crescente inserção no mercado literário de novos autores e novas editoras.

Em prol de mais divulgação e mais dispersão das obras de ficção 100% nacional, pouco absorvidas e conhecidas no atual mercado no qual a literatura estrangeira tem maior participação, autores, editoras, blogueiros e livrarias se uniram para mudar este cenário.

Durante nove dias, o grupo com quase quatrocentas pessoas reunirá leitores para um bate-papo descontraído sobre a literatura de nosso país. A Semana do Livro Nacional acontecerá em 16 cidades: Brasília, Rio de Janeiro, Niterói, São Paulo, Guarulhos, Santos, Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Campo Grande, Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador, Recife, Curitiba e Caxias do Sul.

Do projeto, nasceu a Biblioteca Volante, que consiste em uma doação maciça de livros de todos os autores participantes para uma instituição pública. Nesta edição, as obras serão doadas para a Fundação Cultural de Curitiba.

A mega-ação motivou campanhas de incentivo à literatura nacional, como a página no facebook Eu Leio Brasil que divulga um manifesto em prol do mesmo ideal. Também agregou blogueiros nas páginas Liga dos Autores Nacionais e Já li um Nacional que tem o intuito de divulgar as obras. O portal Novos Autores o grupo Fantastiverso, e a revista digital Brasil Literando se uniram por já terem o mesmo propósito.

Marcas como Moleco e Amazon dão seu apoio à divulgação da SLN e dos livros em seus sites. Por ser promovida de forma disseminada, fundações, autoridades e governos também se envolveram neste projeto, que promete mudar o modo como o leitor encara a literatura brasileira contemporânea.

A programação completa por cidade, a lista de autores, editoras, livrarias e obras podem ser encontrados no blog: http://semanadolivronacional.blogspot.com.br

A organização